"You don’t have to burn books to destroy a culture. Just get people to stop reading them." - Ray Bradbury.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Uma noite com Lady GaGa


Eu fazia parte do time que não gostava da Lady GaGa mesmo antes de ouvi-la cantar. Puro preconceito, mas acontece, e muito, no mundo da música. No Brasil, principalmente, o nome Lady GaGa está fortemente associado aos gays, assim como Britney Spears e Christina Aguilera, o que pode afastar , ou ao menos obliterar, alguns fãs. O que é ridículo. É o mesmo que dizer que quem ouve reggae é maconheiro, sertanejo é corno, e pagodeiro é bandido. Mas como o Brasil é o país do ridículo...

Ao meu ver, GaGa era mais um produto tosco da indústria fonográfica - que insiste em se manter viva em seus moldes pré-jurássicos - que cantava músicas feitas sob encomenda e fazia playback nos shows. É incrível o número de coisas que eu supunha saber sobre ela sem ao menos conhecê-la. Não sei se ela faz playback, mas uma rápida pesquisa me mostrou que ela compõe suas músicas - e tem no currículo letras compostas para Britney Spears e Destiny Childs; e, como muitos artistas jovens, tomou muitas, mas muitas bordoadas da vida mesmo.




Ontem, no VMA 2009 ela me mostrou que está longe de ser tudo aquilo que eu imaginava. Provou ter personalidade, e um gosto bastante duvidoso para se vestir,  e também foi a melhor performance da noite - batendo Janet Jackson na esteira da morte de Michael, e Muse - cantando a música Paparazzi, que fala do assédio desses profissionais e o quanto podem ser perigosos, com direito a simulação de enforcamento no final e tudo. Só não empolgou mais do que chocou - o que já era esperado para uma estréia em VMA's - e apagou por completo  a rebolante Beyoncé e seu Single Ladies. Hoje de manhã, enquanto estava tomando café, me peguei cantando ♪ Can't read my, / Can't read my / No he can't read my poker face ♪. É um preço a se pagar.

No fim, não me tornei um fã, mas aprendi a respeitá-la. GaGa está acima das polêmicas, dos rótulos e dos rumores que apontam que ela é hermafrodita. Ela se mostrou uma entertainer de primeira, do tipo que é muito mais agradável ver que ouvir, mas que faz muito bem aquilo que se predispõe a fazer. Ah, e de quebra levou o prêmio – merecido – de revelação do ano.

Agora vou voltar pro Secret, the Profane and Sugarcane, do Elvis Costello.

7 comentários:

Luciano A.Santos disse...

Pois é Du, eu me surpreendi muito ao vê-la cantar ao vivo, e mudei meus pré-conceitos na hora. Ela tem a personalidade necessária para fazer o que faz. É como disse: não virei fã, mas passei a respeitar.

Baijos e boa semana.

Marina disse...

Eu nem a conhecia. A única coisa que notei nos poucos segundos finais que peguei do VMA - fora a vestimenta esquisita - é que a voz dela não é fraca. Pra mim, isso já é uma grande coisa.

cenasdomeufilme disse...

Entendo perfeitamente... Passei por uma situação parecida no meio do ano, quando conheci melhor o trabalho dela, minha banda preferida era Led Zeppelin e em alguns meses ela conseguiu tomar o lugar deles de uma forma incrível. Poucas pessoas trabalham tão bem quando a GaGa.

Luciano A.Santos disse...

@cenasdomeufilme Passei a admirar sinceramente GaGa. Como performer é perfeita.

Luma Rosa disse...

Prometo que amanhã vou escutar! :) E te falo se mudei de opinião. Vou ouvir algo atual, diferente do que ouvi anteriormente :P Beijus

Marcela disse...

Eu adoooro Lady Gaga!
Ela é inteligente, e sabe o que eu mais gosto? Mesmo que isso talvez seja, como muitos dizem, uma forma de chamar a atenção, ela tá pouco se lixando pro que falam/escrevem/pensam sobre ela.
HUHU

Abraços.

Elaine Gaspareto disse...

Luciano,
São 158 inscritos para a BC!Mas acredito que terá uma "quebra" de cerca de 20%.
Pensei em fazer assim: como gosto é algo muito pessoal, o juri,ou seja eu , você e a Renata escolhemos nossas 10 cartas prediletas. As coincidências que houver entre nós estão dentro da enquete. Em seguida entram as coincidências dentre dois de nós. Depois disso, se não der os 10 para a enquete de votação a gente se comunica e chega a um consenso. Cada um escolhe suas preferidas usando critérios pessoais, certo?
Diz aí se você concorda que seja assim.
Beijos.

Postar um comentário