"You don’t have to burn books to destroy a culture. Just get people to stop reading them." - Ray Bradbury.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

BC - Como você escolhe seus amigos?

A Mylla Galvão propôs esta blogagem coletiva em comemoração aos seis meses de seu blog Idéias de Milene. O tema é mais complexo do que parece: Como você escolhe seus amigos?




Ou muito me engano ou foi Vinícius de Moraes quem disse que "Amigos a gente não faz, reconhece-os". Esta frase se aplica a mim com uma propriedade quase absurda, tamanha a sua exatidão. A todos aqueles que tentei imprimir uma amizade forçada a coisa não deu certo e desandou, no entanto, surgiram no decorrer da vida algumas amizades inesperadas, de onde jamais imaginei que floresceria coisa alguma.

Um bom exemplo disso foi o surgimento de algumas importantes amizades dentro da faculdade,  de forma natural e espontânea, pessoas que sinto como se as conhecesse desde à infância, e que aos poucos preencheram as lacunas que a vida se encarregou de abrir. E também os amigos virtuais, que são mais recentes em minha vida, mas que já ocupam um lugar especial, por todo o carinho que tenho recebido.

Porém, ao longo do tempo diversos episódios me frustraram, talvez por eu esperar muito das pessoas - ou esperar de meus amigos o mesmo tratamento que lhes dedico, o fato é que diversas vezes saí ferido destas situações. E quando uma amizade é ferida não há muito o que se fazer: você pode conversar, por panos quentes, perdoar, mas jamais será como antes.

Em algum lugar, vi ou ouvi, não me recordo, que amizade é um caso de amor. Concordo. Muito me ofendi no lugar de amigos, fiquei triste e preocupado por que assim se sentiam, e feliz da mesma forma. Se os amo? Sim, alguns mais outros menos, uns são mais difiíceis de compreender - e aí entra a fina arte de ser amigo; outros prestimosos, que te conhecem tanto que são capazes de te compreender apenas pelo olhar.

Sinceramente creio não ser possível escolher as amizades. Não é tão simples. Não é apenas olhar uma pessoa, apontar o dedo e dizer: "Serei seu amigo!". Tal sentimento "nasce", mas, para isso, é necessário que se tenha um terreno propício, ou apenas espinhos brotarão.

8 comentários:

Cynthia Santos disse...

Concordo plenamente, amizade não se escolhe, acontece... também estou participando, adorei seu cantinho!
Um abraço!

Luciano A.Santos disse...

Cynthia, tô passando lá. Abraços.

Chica disse...

Luciano! Também acho que não podemos escolher ser amigos de A ou B, a coisa flui normalmente! abração,tudo de bom,chica

Compondo o olhar ... disse...

concordo plenamente c vc!! os amigos surgem, acontecem naturalmente em nossas vidas...
parabéns !!! bela participação nesta blogagem super interessante.
adorei seu espaço...

bjocas
ps: tbm participo, dá uma olhadinha lá.

Ana Patrícia disse...

Concordo mesmo... a amizade não se escolhe, ela simplesmente acontece e é alimentada...

Passe pelo meu blog também participei na blogagem.

Abraço

Marcone França disse...

Ola Luciano,
Quando vi a proposta da postagem coletiva da Mylla também achei bem complexa. Escolher amigo? Mas gostei de participar, e sempre importante colocar nossa opnião quando somos solicitados.
Tua participação foi primorosa, trouxe uma reflexão pertinente ao tema. Realmente amigo não se escolhe, usando suas palavras..."Tal sentimento 'nasce',..."

Abraço!
Bom domingo.

Luma Rosa disse...

Eu acredito que naturalmente nos aproximamos de pessoas que nos completam de alguma forma, tanto pela qualidade, quanto pela carência. Assim, também podemos nos aproximar de pessoas que se opõem completmente à nossa personalidade ou pessoas que admiramos.
Em geral, fico na espreita observando e deixando acontecer, para ver até que ponto a confiança vem se instalar.
Não pude participar desta blogagem, infelizmente! Boa semana! Beijus

Luciano A.Santos disse...

Luma,

Também costumo esperar pra ver o que acontece, assim podemos nos certificar - em parte - de que não seremos magoados.

Beijo e boa semana.

Postar um comentário