"You don’t have to burn books to destroy a culture. Just get people to stop reading them." - Ray Bradbury.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Fargo


Tinha o DVD de Fargo em casa já faz algum tempo, mas não o havia assistido antes por ser uma versão legendada e, pessoalmente, sou averso a filme legendado. Mas hoje resolvi assistí-lo, e ainda estou em transe.

Realizado pelos irmãos Ethan & Joel Coen, o filme narra uma história pseudo-verídica ocorrida na cidade de Fargo, EUA. Nela, Jerry Lundergaard (William H. Macy), um endividado gerente de vendas da concessionária de veículos de seu sogro encomenda o sequestro de sua própria esposa, Jean Lundegaard (Kristin Rudrud), para que consiga arranjar algum dinheiro e safar-se de algum modo de sua maré de azar. Para tanto, contrata Carl Showalter (Steve Buscemi) e Gaear Grimsrud (Peter Stormare) para que sequestrem sua esposa. Lundegaard então cuidaria de convencer seu sogro, o endinheirado Wade Gustafson (Harve Presnell) a pagar o resgate de US$80 mil e assim "salvar" a vida da filha. Metade do dinheiro ficaria com Lundegaard, a outra metade com Showalter e Grimsrud, assim como o carro usado no "sequestro".

O interessante é ver como tudo vai dando errado e a confiança de Lundegaard em que as coisas ainda podem ser controladas, e como os fatos se desenvolvem, fazendo dos acontecimentos do filme uma grande bola de neve.

Destaque para o papel da chefe de polícia Marge Gunderson (Frances McDormand), uma grávida de apetite voraz e trejeitos cômicos, com um relacionamento perfeito com seu marido, Norm Gunderson (John Carrol Lynch). Muitas das vezes suas frases se limitam a um "é", mas todo o trabalho de interpretação e caracterização da personagem (chegaram a colocar alpiste na barriga falsa, a fim de que ficasse tão pesada quanto uma barriga de uma grávida e se obtivesse mais realismo nas cenas), faz com que se esqueça que seu papel na trama é secundário, passa-se a torcer por ela, e a temer por ela com seu barrigão de sete meses, em meio a uma investigação de um crime que tem uma causa muito maior por trás.

Você se pergunta à todo momento como uma pessoa pode ser tão idiota para planejar um falso sequestro, em como aparentes idiotas podem se tornar repentinamente tão perigosos, e em como as coisas podem dar tão errado. Quanto à história, devo parar aqui para não ser spoiler.

Fargo foi muito bem recebido pela crítica, sendo indicado a 7 Oscars, vencendo na categoria de Melhor Roteiro Original (Ethan & Joel Coen), e Melhor Atriz (Frances McDormand), feito notável para um filme de baixo orçamento.

Reconheço minha limitação, tudo o que disser aqui sobre Fargo não conseguirá captar a imensa profundidade da produção, tampouco seu clima. Cada personagem, cada passagem na imensidão branca de Fargo e seus arredores, cada detalhe, tudo tem que ser aprecidao à exaustão. Não se pode "ver" Fargo de uma vez só, é um filme que implora um bis, e que, como poucos, o merecem.



Aqui, baixe o roteiro de Fargo (inglês, pdf).

0 comentários:

Postar um comentário