"You don’t have to burn books to destroy a culture. Just get people to stop reading them." - Ray Bradbury.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Atualizando

Quem depende de algum serviço da Telefonica para acessar a internet (e no estado de São Paulo MUITA gente depende destes serviços) sabe o suplício que é. Hoje conecta, amanhã não. De manhã conecta, a tarde também, mas com velocidade de conexão discada. E assim vai.

Neste feriadão não foi diferente. Com muita paciência (as páginas penavam para carregar) consegui usar o pc, no sábado para postar sobre a blogagem coletiva "Quem foi seu Monteiro Lobato" e ler os posts dos blogs participantes, e no domingo, com a net mais lenta do que nunca, consegui fazer/responder alguns comentários. Tentei postar, mas quem disse que a página carregava?

Então hoje vou lembrar algumas datas comemorativas que ocorreram por estes dias, e sobre as quais não pude falar no momento oportuno.

No domingo, 19 de abril, mesmo dia da blogagem, foi dia de Santo Expedito, considerado santo das causas justas e urgentes, além de ser o protetor dos militares, estudantes, dos jovens e dos viajantes. Muito popular no Brasil, em parte graças a prática de se encomendar a impressão um milhar de santinhos quando uma prece é atendida, o que difunde a fé no Santo, é raro quem nunca tenha apelado aos seus préstimos. Eu mesmo já recorri, e, fui atendido.

Ainda no domingo comemorou-se o Dia do Índio, criado pelo presidente Getúlio Vargas em 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Ontem, terça 21 de abril, data em que rememora-se a morte de Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira e Patrono Cívico do Brasil.

E, finalmente, hoje, 22, comemora-se duas datas: o Dia da Terra, criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson a fim de criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. Pasmem: esta não é uma data reconhecida pela ONU!, e o Descobrimento do Brasil, pela frota portuguesa comandada por Cabral.

Em dias com as datas comemorativas, espero não ficar sem internet num feriado prolongado, ocasião na qual tenho muito mais tempo para postar.

E estamos no aguardo do resultado da blogagem coletiva "Quem foi seu Monteiro Lobato", proposta pela Vanessa do blog Fio de Ariadne em parceria com a Jorge Zahar Editor. Meu post, que você pode ler aqui, foi selecionado entre os oito finalistas, fato que me deixou imensamente feliz. Também estão, mais do que merecidamente, na "disputa": Na Casa da Vovó, CD - Lado B, Esculacho e Simpatia, Quiosque Azul, Abrazar la Vida, William Lial, e O Nascimento das Palavras. Você pode dar seu voto aqui.

Acho que é só. Abraços.

4 comentários:

Luciano A.Santos disse...

Antes do Intense Debate dar pau, em 18 de maio de 2009, aqui existiam 6 comentários.

Luciano A.Santos disse...

Os comentários abaixo foram postados originalmente usando o Intense Debate, que parou de funcionar em 18 de Maio de 2009, e foram reproduzidos aqui tal qual foram postados.

Luciano A.Santos disse...

Opa!, vou lá.

James P disse...

Luciano,parabéns pelo resultado da blogagem.Também fui um dos que acharam que o seu texto foi o melhor.Você escreveu muito bem,com simplicidade e carinho.parabéns.Abraço do james.

Postar um comentário