
"You don’t have to burn books to destroy a culture. Just get people to stop reading them." - Ray Bradbury.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
O Filme da Minha Vida

segunda-feira, 27 de abril de 2009
Castle Magazine
Uma das que mais gosto é a Castle Magazine, uma revista de origem alemã com publicações regulares (atualmente está na 14ª edição), que tem seu foco na ilustração, fotografia, montagens, design e arquitetura, e que se intitula uma revista para "todos os garotos e garotas ao redor do mundo".
Das 14 edições a minha preferida é a de número 8, que teve como tema os robôs. Abaixo algumas ilustrações desta edição.

Unglickliche Konbination aus zeit ort und schuhen - Angelika J. Trojmarski
IOjima - Eric Joyner
Well Oiled - Matt Dixon
Contact - Matt Dixon
No site da revista você pode baixar todas as edições.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Agradecimentos
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Atualizando
sábado, 18 de abril de 2009
O meu Monteiro Lobato
Como são feito os leitores? Como eles nascem e como são moldados? Com esta coletiva busco a resposta para a seguinte pergunta: Quem foi seu Monteiro Lobato? Houve alguém na sua vida que tenha sido incentivador de seu amor pela leitura? Qual foi o pontapé inicial da sua jornada por este mundo apaixonante que é a literatura?

Meu pai era mais um filho de uma família enorme, cuja matriarca era uma índia do sertão de Alagoas, uma família pobre e numerosa comandada por um pai severo. Ele só estudou até o primário, no mais foi trabalhar na lavoura para garantir a subsistência e viver oprimido pela miséria, pela seca, e pelo próprio pai, até que, não conseguindo mais tirar o sustento da terra onde viviam, vieram para São Paulo.
Meu pai tinha tudo para ser um pai como o dele foi: severo, ausente, ignorante e chegado numa bebida. Mas não foi.
Meu pai foi o extremo oposto. Desde cedo imprimiu em seus filhos à importância de estudarem para que, segundo palavras dele, "não terminassem ignorantes como ele", e também para que "tivessem uma vida melhor".
E ele se empenhou nisso, penso que a esperança, a vontade de ver seus filhos se tornarem o que ele não conseguiu - sequer pôde - ser, foi o que o motivou tanto. Me lembro bem do primeiro gibi que ganhei dele, era do Pato Donald, a história que mais gostei se passava no Egito, reli várias vezes (não era sempre que o dinheiro sobrava e dava para comprar gibis), foi ali que comecei a gostar de ler.
Do primeiro gibi ao primeiro livro, já falei dele aqui, foi rápido, e daí em diante meu pai sempre me incentivou, perguntando o que estava lendo, e até mesmo perguntando - em tom de censura - o porque de não estar lendo.
Meu pai era um leitor voraz, da D.O.Leitura, que pegava na prefeitura daqui, até livros de bolso do tipo western ou VC Andrews, de jornal antigo até nossos cadernos de escola - que, quando passei para o colegial, sempre arrancavam dele uma exclamação de "não entendo nada do que está escrito aqui" e eu respondia que "também não entendo Mendel muito bem" . Era um hobby, como o cultivo de orquídeas.
Meu pai era assim. Um nordestino de origem e formação humilde, vida sofrida, oprimida e marcada pelo trabalho, que, mesmo assim, superando todas as expectativas ou previsões, se tornou um PAI que gostava de orquídeas.
Se devo alguma coisa a alguém é a ele, e tenho a plena consciência de que devo, muito.
Devo a educação que tenho, o curso que faço, a vida que levo. Me devo por inteiro, por tudo o que sou, embora não corresponda a um vigésimo do homem que ele foi.
*
Não seria justo deixa de citar aqui pessoas com as quais passei boa parte de meus tempos de escola: as bibliotecárias. Em especial àquela que mais exerceu a função que, para mim, devia ser a de todas as bibliotecárias: conselheiras, guia cultural e, porque não, amigas. Então fica meu muito obrigado à D. Ivonilda, com quem mantenho certo contato até hoje.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Piyo
domingo, 12 de abril de 2009
Domingo de Páscoa

Fonte da imagem
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Sexta-feira Santa
Segundo a Wikipédia:
A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.
Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é um dos raros dias em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.
Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Blogagem Coletiva - Quem foi seu Monteiro Lobato

Dessa vez a blogagem conta com o apoio da Jorge Zahar Editor, que presenteará os melhores posts com alguns de seus lançamentos. Saiba como no post do Fio de Ariadne.
Se deseja participar, é só
Inscrever seu blog deixando um comentário neste post, leve o selo do evento do seu blog e publique, dia 18 de abril, um texto que conte como foi seu primeiro contato com o mundo das letras. Quem foi seu Monteiro Lobato? Quem incentivou você a ler? Mas, atenção, só concorrerão os textos publicados no dia 18 de abril.
Ah, e não se esqueça da blogagem sobre o filme da sua vida, que acontece nos dias 29 e 30 de abril, como você vê aqui.
About
Labels
- blogagem coletiva (32)
- cinema (1)
- clássicos que não li (1)
- copa do mundo (2)
- datas (23)
- debate (1)
- doodle (6)
- eleições (3)
- etc (2)
- filmes (9)
- filosofia do achismo (3)
- futebol (1)
- games (2)
- games que não vou jogar (3)
- google (1)
- ilustrações (1)
- imagem (11)
- jornais (2)
- listas (11)
- livros (25)
- melhores de (2)
- melhores de 2010 (2)
- melhores e piores da tv (2)
- memes (4)
- memorabilia (2)
- música (6)
- nota (24)
- notas (6)
- o dia (13)
- oscar (1)
- papo cabeça (1)
- personalidades (1)
- promoção (5)
- revistas (1)
- selos (8)
- serviços (3)
- túnel do tempo (1)
- tv (3)
- vídeo (10)
Blogs
-
Presença | CríticaHá 2 dias
-
-
Beginners Guide To TurinabolHá 3 anos
-
Até breve, Elaine!Há 3 anos
-
O limite da arrogânciaHá 5 anos
-
-
VIDA... QUE SEGUE...Há 5 anos
-
embedHá 5 anos
-
Educar é semearHá 5 anos
-
-
SemelhançasHá 6 anos
-
-
-
-
Seca dos séculosHá 7 anos
-
Fundo do poçoHá 7 anos
-
Sobre este blogHá 8 anos
-
-
-
Ensolarada...Há 9 anos
-
Festividades.......Há 10 anos
-
Do que não pode ser...Há 10 anos
-
The Fault in Our Stars pdfHá 10 anos
-
ApagãoHá 10 anos
-
-
…Há 10 anos
-
FAMÍLIA GALVÃO (VIÇOSA - MG)Há 11 anos
-
-
-
-
-
Lembranças da InfânciaHá 13 anos
-
Quase perfeitaHá 13 anos
-
-
Lady DayHá 15 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais
-
Manfaat Pijat BayiHá 8 anos
Mais de mim
-
-
Sobre este blogHá 8 anos
-
zodiak hari iniHá 10 anos
-
ApagãoHá 10 anos
-
-
Seguidores
Copyright © 2009 O Gule | Design: Luka Cvrk | BloggerTemplate Converted by BloggerThemes.Net