Que a coisa está feia ninguém pode negar. Estamos vivendo um tempo de extremos, onde o meio termo não existe ou nada significa. Ou é calor ou é frio. Ou somos bons ou maus. Ou colaboramos para criar um mundo melhor ou assistimos tudo de braços cruzados.
Não existe um meio termo pois ele nada ajudaria a mudar a situação. Ninguém pode se comprometer “só um pouco”, ou fazer meia boa ação. Ou se faz ou se fica parado assistindo e sendo atingido pelas consequências.
Muito se fala de que nós, seres humanos não temos consciência do que está acontecendo; discordo completamente, temos total consciência, pois somente se fôssemos homericamente imbecis é que ainda não saberíamos de nada. O argumento do eu não sabia não é mais válido. Todos sabemos, mas será que fazemos alguma coisa para mudar este quadro? Será que estamos fazendo o suficiente para anular interferências que datam de milhares de anos? E, principalmente, será que estamos dispostos a abrir mão de tudo o que a modernidade nos proporcionou, a um preço, muitas vezes, alto demais?
Dizem que devemos transformar o planeta, mas, sinceramente, creio que seja uma tarefa quase impossível num mundo onde só se pensa no lucro, na vantagem e em rendimentos. Já o modificamos demais ao nosso bel prazer, agora estamos colhendo tudo o que foi plantado. Também dizem que uma boa saída é conscientizar. Eu pergunto a quem? A quem já está consciente de tudo o que está acontecendo?
Se fazer nossa parte nos conforta, então é o que deve ser feito. Mude seu mundo e talvez inspire alguém a fazer o mesmo. Não adianta forçar mudanças hercúleas, temos que mudar a nós mesmos e aos poucos que nos rodeiam. Talvez assim possamos vencer uma batalha que a muito parece perdida.
____
Este texto faz parte da Blogagem Coletiva proposta pela Andréia, do Devaneios do Cotidiano, em comemoração ao aniversário do blog. Temo que ela tenha fugido um pouco do tema e ficado um tanto quanto pessimista, mas, no fim, é o que penso.
Mais participantes podem ser vistos aqui.
E à Andréia, parabéns pelo aniversário do blog!
6 comentários:
Temos tanto a esperar e desejar para um mundo melhor,não? Mas fazer um pouco é um começo...abração,tudo de bom e vou torcer no sorteio!chica
Luciano,
...concordei com umas palavras que disse lá na Sanzinha...
vim então ver sua participação na blogagem coletiva, e amei o seu post!
Considero muito forte esse seu questionamento:
CONSCIENTIZAR QUEM? QUEM JÁ É/ESTÁ CONSCIENTIZADO???
Muito bom mesmo!!!
Um abraço!
*Eu tb aderi à blogagem.
Não dá pra esperar as mudanças no mundo e depois ir na corrente!
O ser humano encontrou maneiras de se acomodar ao que a natureza ofereceu de graça e não dá nada em troca.
Não acredito nesta superioridade humana diante do que existe no universo. Sobre isto falei na minha postagem, mas acho que o positivismo pode influenciar pessoas, assim como agora, estão todos em um caminho que parece sem volta, pois assim dizeram os negativos ou oportunistas.
Este tipo de blogagem que a Andréia sugeriu, planta sementes e nisto acredito!
Boa semana! Beijus,
Lu,
Acredito que toda essa concientização tem q crescer dentro da gente! Então temos q conscientizar as nossas crianças!
Tb estou participando com o Vidas Linha!
Parabéns pelo texto!
bjão
Vou torcer no sorteio!
Amigos ,li por acaso ,mas gostaria de expressar uma simples opnião : enquanto as desigualdades não forem combatidas na sua origem que é o egoismo e a ganancia ,nada mudará é preciso reeducar o ser humano que se desumanizou a ponto de nem perceber que é mais uma maquina do que um ser da natureza a ela antagonico,é preciso plantar as sementes do respeito ,da solidariedade ,da igualdade e da paz ,e isso é muito abrangente para falar em poucas linhas ,portanto deixo aqui a minha opnião. abrs.
a qual e ninquem liquamas pro meio hambiente parecem que eles acham que vao ter essa vida mansa pra sempre se nao comesarem a mudar vao acabar destruindo o mundo vao destruir o que Deus nos deu de graça nos nao pagamos pelo mundo nao o mundo e o que paga pra gente ele sofre em nossas maos e nao diz nada pessoas reclamao do que passa mas nao sabe porque se olhasem em volta saberiao oque e porque estar acontecendo aqui e uma menina de 13 anos que quer que o mundo seja um lugar melho um beijo e abraços
Postar um comentário