"You don’t have to burn books to destroy a culture. Just get people to stop reading them." - Ray Bradbury.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

BC – Como transformar nosso planeta num mundo melhor

Que a coisa está feia ninguém pode negar. Estamos vivendo um tempo de extremos, onde o meio termo não existe ou nada significa. Ou é calor ou é frio. Ou somos bons ou maus. Ou colaboramos para criar um mundo melhor ou assistimos tudo de braços cruzados.

Não existe um meio termo pois ele nada ajudaria a mudar a situação. Ninguém pode se comprometer “só um pouco”, ou fazer meia boa ação. Ou se faz ou se fica parado assistindo e sendo atingido pelas consequências.

selodevaneios

Muito se fala de que nós, seres humanos não temos consciência do que está acontecendo; discordo completamente, temos total consciência, pois somente se fôssemos homericamente imbecis é que ainda não saberíamos de nada. O argumento do eu não sabia não é mais válido. Todos sabemos, mas será que fazemos alguma coisa para mudar este quadro? Será que estamos fazendo o suficiente para anular interferências que datam de milhares de anos? E, principalmente, será que estamos dispostos a abrir mão de tudo o que a modernidade nos proporcionou, a um preço, muitas vezes, alto demais?

Dizem que devemos transformar o planeta, mas, sinceramente, creio que seja uma tarefa quase impossível num mundo onde só se pensa no lucro, na vantagem e em rendimentos. Já o modificamos demais ao nosso bel prazer, agora estamos colhendo tudo o que foi plantado. Também dizem que uma boa saída é conscientizar. Eu pergunto a quem? A quem já está consciente de tudo o que está acontecendo?

Se fazer nossa parte nos conforta, então é o que deve ser feito. Mude seu mundo e talvez inspire alguém a fazer o mesmo. Não adianta forçar mudanças hercúleas, temos que mudar a nós mesmos e aos poucos que nos rodeiam. Talvez assim possamos vencer uma batalha que a muito parece perdida.

____

Este texto faz parte da Blogagem Coletiva proposta pela Andréia, do Devaneios do Cotidiano, em comemoração ao aniversário do blog. Temo que ela tenha fugido um pouco do tema e ficado um tanto quanto pessimista, mas, no fim, é o que penso.

Mais participantes podem ser vistos aqui.

E à Andréia, parabéns pelo aniversário do blog!

6 comentários:

Chica disse...

Temos tanto a esperar e desejar para um mundo melhor,não? Mas fazer um pouco é um começo...abração,tudo de bom e vou torcer no sorteio!chica

Graça disse...

Luciano,

...concordei com umas palavras que disse lá na Sanzinha...

vim então ver sua participação na blogagem coletiva, e amei o seu post!


Considero muito forte esse seu questionamento:

CONSCIENTIZAR QUEM? QUEM JÁ É/ESTÁ CONSCIENTIZADO???

Muito bom mesmo!!!

Um abraço!

*Eu tb aderi à blogagem.

Luma Rosa disse...

Não dá pra esperar as mudanças no mundo e depois ir na corrente!
O ser humano encontrou maneiras de se acomodar ao que a natureza ofereceu de graça e não dá nada em troca.
Não acredito nesta superioridade humana diante do que existe no universo. Sobre isto falei na minha postagem, mas acho que o positivismo pode influenciar pessoas, assim como agora, estão todos em um caminho que parece sem volta, pois assim dizeram os negativos ou oportunistas.
Este tipo de blogagem que a Andréia sugeriu, planta sementes e nisto acredito!
Boa semana! Beijus,

Mylla Galvão disse...

Lu,

Acredito que toda essa concientização tem q crescer dentro da gente! Então temos q conscientizar as nossas crianças!
Tb estou participando com o Vidas Linha!

Parabéns pelo texto!

bjão

Vou torcer no sorteio!

Anonymous disse...

Amigos ,li por acaso ,mas gostaria de expressar uma simples opnião : enquanto as desigualdades não forem combatidas na sua origem que é o egoismo e a ganancia ,nada mudará é preciso reeducar o ser humano que se desumanizou a ponto de nem perceber que é mais uma maquina do que um ser da natureza a ela antagonico,é preciso plantar as sementes do respeito ,da solidariedade ,da igualdade e da paz ,e isso é muito abrangente para falar em poucas linhas ,portanto deixo aqui a minha opnião. abrs.

Anonymous disse...

a qual e ninquem liquamas pro meio hambiente parecem que eles acham que vao ter essa vida mansa pra sempre se nao comesarem a mudar vao acabar destruindo o mundo vao destruir o que Deus nos deu de graça nos nao pagamos pelo mundo nao o mundo e o que paga pra gente ele sofre em nossas maos e nao diz nada pessoas reclamao do que passa mas nao sabe porque se olhasem em volta saberiao oque e porque estar acontecendo aqui e uma menina de 13 anos que quer que o mundo seja um lugar melho um beijo e abraços

Postar um comentário