"You don’t have to burn books to destroy a culture. Just get people to stop reading them." - Ray Bradbury.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dúvidas


No fim do ano este blog completa seu primeiro aniversário, mais exatamente no dia 12 de Dezembro. Muitas coisa se passou desde então, o que talvez tenha feito o tempo passar tão depressa. Mas ainda não é tempo de fazer um balanço de seu primeiro ano de vida, esperemos até dezembro.

Mas, a iminência do primeiro ano completo do blog me fez pensar em algumas coisas, entre elas em um domínio próprio. Será tempo de se investir - pela primeira vez - dinheiro aqui no Gule? Até então tudo o que investi aqui foram um pouco de tempo e uma boa dose de dedicação, além de, claro, de boa parcela da minha filosofia do achismo, desenvolvida - e em desenvolvimento - há anos a fio. É um fato que deve ser bem pensado, e tem-se de levar em conta meio milhão de aspectos, primeiro por que tenho que ter em mente que fazer dinheiro não é, nem de longe - nem mesmo em última instância - meu objetivo por aqui, então investir, qualquer que seja a quantia, será mais um ato de dar um presente de pai para filho do que qualquer outra coisa.

Sem contar os aspectos técnicos: como registrar um domínio?, como fazer o redirecionamento aqui no Blogger?, que nome escolher? (continuo com o Gule Anda? Hoje em dia penso, muito, se ele diz algo a respeito do blog), optar por um domínio .com?, .net?, .com.br?, .info?; que plano escolher?, tudo vai funcionar como antes? É muita coisa que deve ser levada em conta, pois não se pode fazer mudanças deste tipo sem ter um mínimo de certezas sobre suas consequências.

A melhor resposta para todas estas perguntas é tentar descobri-las de modo prático, mas, como disse, não posso arriscar meu humilde Gule. Decidi então fazer um teste com um outro blog que "montei" faz pouco tempo, e que, assim posso dizer, é filhote deste aqui. Trata-se do Bazar do Gule, onde falo um pouco sobre o que assisto, leio, ouço, jogo, estas coisas.

A primeira coisa que fiz, nesta minha busca por respostas, foi registrar um domínio grátis - por um ano - no site CO.CC (a url passou de http://bazardogule.blogspot.com, para http://www.bazardogule.co.cc), e configurar o redirecionamento no Blogger, como me ensinaram os tutoriais do Criar Blog, Explorando e Aprendendo , e Acemprol .

Num primeiro momento está tudo como antes, até mesmo o endereço do feed foi redirecionado, mas ainda não posso afirmar como vai se comportar o Analytics ou o AdSense, e, pelo que li, os cadastros do blog no Technorati e BlogBlogs têm de ser refeitos;e ainda não postei nada por lá depois da mudança, então não sei se alguma coisa de estranha acontecerá. Mas tenho tempo para analisar bem como vai se comportar o Bazar para, só então, decidir de vez se faço o mesmo aqui no Gule. Veremos.

Imagem.

1 comentários:

digitaqueeuteleio disse...

Pois é, Luciano, meu blog completará um ano ainda este mês, mas este lance do domínio é algo que não tá me rondando (pelo menos, por enquanto rss). Ainda quero praticar várias técnicas que não param de aparecer na rede e de dar um retorno daquilo que se confirmou no blog, do que foi aplicado. É tanta coisa pra pensar ao mesmo tempo, né? rss É que eu sou muito curioso, e o que eu leio, quero saber se é isso mesmo que o serviço promente, então, lá vou eu aplicar no blog pra ver kkk Legal este seu blog piloto com domínio, é algo que eu não conhecia (do universo "de grátis", claro...rss). Vou dar umas chegadas por lá também.

Té mais.
Um abraço.
Marcelo.

Postar um comentário