"You don’t have to burn books to destroy a culture. Just get people to stop reading them." - Ray Bradbury.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Socialize-se

Há algum tempo, enquanto "navegava" pelo Luz de Luma, reparei na sidebar do blog um box com informações de contato e perfis sociais, o Retaggr. Pesquisei sobre o site, fiz meu cadastro e inclui todos os serviços dos quais participo. O serviço é interessante, pois permite integrar todas as suas contas em tudo quanto é site e disponibilizar no blog na forma do box que vi lá no Luz, tudo num mesmo lugar, sem ter que editar html, subir imagens e etc. Tudo isso grátis.

Mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi no momento de incluir os serviços, no grupo books. Nele se encontram 5 sites que podem ser definidos como redes sociais de livros - ou leitores - o Anobii, o BookRabbit, o Good Reads, o LibraryThing, e o Shelfari.



Após uma olhada rápida em cada um deles, optei por me cadastrar no Shelfari. Depois de cadastrado e etc, é só buscar os livros (só encontrei edições em inglês e espanhol) que deseja adicionar a sua estante, dar uma nota e classificá-lo. Simples. E ainda é possível adicionar amigos, participar de grupos e escrever resenhas.

Exatamente como no Skoob.


O Skoob faz quase tudo o que o Shelfari faz, e tem a grande vantagem de ser em português. Tenho um cadastro no Skoob há mais de 4 meses, mas quando me cadastrei o site não tinha uma variedade muito grande de livros no acervo, o que não acontece hoje, já que o site atualmente está com um acervo bem maior. E o melhor de tudo: caso não encontre determinado livro você pode adicioná-lo. Montar a sua estante é simples, basta buscar pelo título ou autor e adicionar a obra.

Em minha opinião, classificar e atribuir nota aos livros adicionados à sua estante poderia ser bem mais simples no Skoob se pudesse ser feito da mesma forma que no Shelfari. Lá, você abre sua estante e pode atribuir uma nota e classificar a cada obra, sem ser redirecionado.

A estante do Shelfari.


A estante do Skoob.

Já no Skoob você tem de clicar em cada livro da sua estante para abrir uma nova página e, somente então, atribuir nota e classificá-lo. Dependendo do estado da sua conexão - que no Brasil tende sempre a ser dos piores - isso pode levar um bom tempo. Em contrapartida, o Skoob se sobressai ao Shelfari no layout, bem mais limpo e agradável, e nos usuários, claro, com todo mundo falando português fica bem mais agradável ler as resenhas e interagir.

Caso goste de livros ambas as opções são uma boa pedida, e caso queira, cadastre-se e me adicione.

Eu no Shelfari.

Eu no Skoob.

1 comentários:

Elaine dos Santos disse...

Oi, Luciano! tudo bem?
Eu não conhecia os serviços, achei as dicas interessantes (e bem explicadas), darei uma olhada e ver o que me agrada (e o que o meu inglês me permitir ler!!). Valeu, o blog tá muito legal, fazia tempo que não aparecia por causa das aulas, mas adorei o que encontrei. abçs :)

Postar um comentário